WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Upgrade de Memória (RAM) a um Portátil Toshiba


Foi me solicitado um upgrade à memória de um Toshiba Satellite Pro - modelo PSA45E. Este modelo traz de fábrica apenas 256 MB de memória RAM. Actualmente é insuficiente para a a maioria das aplicações. Mesmo sendo um modelo antigo, este PC com mais memória fica com o desempenho muito melhorado. Nas minhas peças suplentes, tinha um modulo de memória de 512 MB, proveniente de um portátil HP avariado e aproveitei-a, pois está em perfeitas condições.

Habitualmente os módulos de memória são acessíveis a partir da parte de baixo, comecei por tirar todas as tampas disponíveis, mas não encontrei os módulos de memória. Afinal só podiam ser acessíveis retirando o teclado. (tantos parafusos retirados para nada). Seja como for, aproveitei e desmontei o dissipador de calor, que tal como se pode ver na foto, estava com uma camada de pó, que o obstruía e por consequência aumentava o aquecimento. Depois de limpo a temperatura ficou normal.

Dissipador obstruído com pó

Tampa com botões, protectora de circuitos e de acesso aos parafusos do teclado

Após retirar o teclado e levantar uma protecção de plástico, podem se ver os encaixes das memórias. A que está colocada é a de origem e a solta é a nova. A nova é um módulo de 512 MB que fará com que o PC fique com o total de 768 MB, ou seja 3 X mais do que tinha de origem.

Depois do novo módulo de memória ser colocado, é tempo de montar tudo. Os parafusos têm vários tamanhos. Felizmente a Toshiba utiliza um método de identificação de tamanho dos parafusos, o que torna simples descobrir facilmente os seus respectivos locais, de acordo com o tamanho dos mesmos.

Liga-se e... Voilá! Apenas mostra 752 MB de RAM porque tem 16 MB dedicados à placa de video. Irei posteriormente dedicar mais memória ao video. Pelo menos para o dobro. O aumento geral do desempenho é muito notório.

ATENÇÃO: Uma operação deste tipo não deve ser efectuada quando o equipamento está na garantia e apenas deve ser efectuada por pessoas com experiência em computadores. Fica o aviso.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS