Uma vez mais é um típico email em corrente, onde se descreve um caso sobrenatural e "chocante" e pede para ser enviado para os contactos de quem o recebe. Estes emails são também considerados SPAM, mas é na realidade um HOAX.
Eu não os quero receber e absurdo é pensar que, se este email não for enviado, poderá acontecer algo de trágico. O pior de tudo é que normalmente as pessoas enviam mas esquecem de apagar os contactos, ou seja, trata-se de um belo exemplar de informação de contactos de graça e que obviamente podem ser aproveitados por pessoas mal intencionadas.
Não enviem estes emails! Nada nestes emails pode decidir a sorte ou o azar, a vida ou a morte de ninguém!
Dá-se o nome de HOAX ("embuste" numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por email, sites de relacionamentos e da Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.
Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela Internet. Existem hoaxes de que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia por cada email reenviado.
Este tipo de mensagens tem por finalidade levar os menos informados a distribuir o email pelo maior número de utilizadores, com a finalidade de entupir os servidores de email.
Também este tipo de mensagens pode ser utilizado por alguém mal intencionado que se aproveite dos endereços de emails assim obtidos por esta via, para construir uma base de dados, para posterior venda ou envio de SPAM. Um Hoax comum é o do fim do orkut, MSN Messenger pago, reactivar o Windows, fim da Internet, etc... Esses Hoax são criados basicamente para "chamarem atenção", e seu alvo são os utilizadores básicos. Portanto, o melhor a fazer, é apagar este tipo de emails para começarem a partir a corrente do seu autor.
Adaptado da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax
0 comentários:
Enviar um comentário