WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

sexta-feira, 18 de março de 2011

OPINIÃO - Browsers de Internet


Muito recentemente a Microsoft disponibilizou o a mais recente versão do seu browser Internet Explorer. Esta versão apresenta melhorias significativas em relação ás versões anteriores, bem como em relação à concorrência. É a versão 9.0.8112.16421.

Segundo a descrição da Microsoft, esta nova versão apresenta melhorias significativas ao nível do desempenho, da segurança, mais facilidade de utilização, etc. Em 24 horas foi descarregado cerca de 2.3 milhões de vezes.

Penso que fui um dos primeiros a descarregar. Eu habitualmente utilizo o browser Mozila Firefox. O Firefox é na minha opinião um browser rápido o suficiente e bastante estável, alem de que corre de um modo geral bem os diferentes códigos da internet e possui centenas de plugins muito interessantes. Tudo o que faço na internet é direccionado primeiro ao Firefox, depois testo em outros, tais como o Internet Explorer e o Google Chrome.

De um modo geral, Tanto o Firefox como o Chrome, correm bem as instruções com a rapidez necessária e sem diferenças muito significativas, mas no caso do IE, já não é bem assim. Veja o exemplo a seguir:

Mozila Firefox

Google Chrome

Internet Explorer 9
Como podem observar, na imagem do Firefox o menu em cima à direita apresenta curvas nos extremos e curvas nos extremos abaixo do motor de busca. Na imagem do Chrome não apresenta curvas no menu, mas apresenta curvas nos restantes elementos e no Internet Explorer, não aparecem curvas em lado nenhum.

A razão para isto é porque no menu em cima à direita eu utilizei um código especifico para o Firefox e óbviamente não funciona nos restantes. Para solucionar, terei que utilizar um código compatível com todos. Mas então porque é que no Chrome os restantes elementos que é suposto terem curvas tem e no IE não? Bem isso será descoberto quando eu investigar a fundo, mas não esse o propósito deste post, mas sim comparar os browsers. Veja o exemplo a seguir:

Mozila Firefox
Google Chrome
Internet Explorer 9
Na área de edição de um post do Blogger, em que se junte um video do Youtube, quando é necessário alterar o alinhamento do texto, o menu para o efeito fica bem no Firefox (por cima do video), mas nos restantes browsers não, aparece por baixo do video. No IE e no Chrome aparece a imagem do video e no Firefox não. Após a mensagem estar publicada e se for necessário editar, este problema não ocorre.

Desempenho: O novo Internet Explorer arranca muito rapidamente mesmo. O Chrome também é rápido no arranque e o Firefox fica um pouco atrás. Mas a sensação que me ocorre, é que abrindo o Chrome ou o IE, parece que estou a levantar uma folha de papel e parecem frágeis, no Firefox dá a sensação que estou a levantar uma chapa que depois de a levantar não sai, fica estável e segura. Ao nível de consumo de recursos do sistema, sem duvida que o Firefox é o que consome mais. No entanto o IE integra rotinas que ocorrem no arranque do Windows devido a integração no sistema, como tal é natural que seja mais rápido no arranque. O Chrome divide vários processos e não se concentra num único, essa é a razão da sua rapidez.

Rapidez na navegação: Alguns defendem que o Chrome é o mais rápido de todos e que o novo IE está ao mesmo nível, senão superior, pois esta nova versão tira recursos do hardware em vez do software. A mim também me parece mais rápido, mas lá está, parecem-me ambos mais "frágeis" que o Firefox. Mas em termos gerais, as diferenças de velocidade, entre todos, são completamente insignificantes num utilizador comum.

Utilização: Na minha opinião o Firefoz está à frente de todos. Tem um aspecto mais arrumado, mais directo e mais prático. O Chrome tentou inovar, mas na minha opinião falhou um pouco, pois possui um design mais simplista e pode ser dificil nos habituarmos a ele, dou o exemplo dos botões de navegação frente e trás, bem como o modo de adição e organização dos favoritos. O IE é mais semelhante ao Firefox, mas também mais minimalista. A gestão de FEEDS é directa e prática no Firefox. Mas se deseja muitos pormenores de um FEED, opte pelo Chrome. No entanto a utilização de FEEDS pelo IE, permite a integração dos mesmos no Windows Live Mail, permitindo uma rápida e intuitiva verificação de todas as actualizações, muito rapidamente.

Aparência da área de controlo da navegação dos 3 browsers:

Mozila Firefox (click para aumentar)
Google Chrome (click para aumentar)
IE 9 (click para aumentar)
As diferenças são notórias. A localização dos separadores difere nos 3, bem como a localização da barra de endereços e a existência do menu, que no caso do IE, é necessário adicionar nas opções e no Chrome, não existe, sendo as opções acessíveis pelo icon das ferramentas em cima à direita logo à frente da barra de endereços.

Conclusão: Faça download dos 3 browsers e escolha o que mais lhe convem ou o que considera mais prático. Se desenvolve algum tipo de conteúdos para a web, use os 3 para comparar e para corrigir eventuais diferenças na visualização. Nunca nenhum website ou blog, deve ser especifico para um único browser!

A minha ordem de preferência pessoal é: 1º Firefox, 2º Chrome, 3º IE. Existem outros , tal como o Opera, mas na minha opinião não possuem qualidades suficientes como estes 3. O universo dos browsers está em constante evolução e todas as novidades para melhor, são sempre bem vindas. Devemos esperar mais novidades ainda este ano.

DOWNLOADS:
Mozila Firefox 3.6 (Versão Portuguesa - Todas as versões do Windows acima a partir do XP)
Google Chrome (Versão Portuguesa - Todas as versões do Windows acima a partir do XP)
Internet Explorer 9 (Versão Portuguesa - Só para Windows 7 32 e 64 bits)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Meu também é inicialmente sempre o Fire Fox da Mozilla e o OPERA!

O OPERA é outro EXCELENTE navegador heim!
E justiça seja feita foi o OPERA quem "inventou" (iniciou) essa febre dos pluguins!

Quem sabe uma postagem sobre alguns pluguins que você usa, comentando-os para cada finalidade (para Mozilla ou quem sabe para cada um deles) não seria interessante futuramente?

O IE da micro$oft nunca uso! Nem quero vê-lo por perto...

Abraços desde o outro lado do Atlântico Paulo!

Seu patrício,

PIXXEL

Paulo Henriques disse...

Olá Pixxel,

Não considero o Opera um navegador bom. Mas é a minha opinião, respeito a de todos. Para mim o Firefox continua a ser o melhor e concordo que o IE é horrível, tem vindo a piorar cada vez mais. Pouco depois de ter escrito este artigo, saiu a ultima versão do Firefox e de facto a qualidade continua em ascensão.

Por motivo de trabalho, tenho andado com pouco tempo para actualizações aos meus blogs, mas espero muito em breve voltar em força. E sim, já tinha pensado nisso dos plugins, mas são tantos que era dificil fazer uma análise detalhada, seja como for será bom realçar alguns que valem bem a pena. Obrigado.

Grando abraço de Portugal

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS