WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cuidados a ter com o Windows Live Messenger:

O Windows Live Messenger faz parte de um pacote de aplicações da Microsoft chamado Windows Live. Permite a comunicação em tempo real, com texto, som e imagem. É um excelente programa. Há claro alternativas muito boas, mas como o Messenger é o mais utilizado e conhecido, é portanto também o que é mais atacado por pessoas mal intencionadas que criam métodos para espalharem publicidade não solicitada e malware. Recentemente um dos meus contactos não parava de me enviar mensagens semelhantes à seguinte:

Fulano tal disse:
is this you on picc??.. http://rurl.org/2vpe?=www.facebook.com/photo.php?=meuemail@hotmail.com
is this you on picc??.. http://rurl.org/2vpe?=www.facebook.com/photo.php?=meuemail@hotmail.com
is this you on picc??.. http://rurl.org/2vpe?=www.facebook.com/photo.php?=meuemail@hotmail.com

Obviamente o meu contacto tem um malware que tenta-se reproduzir para todos os seus contactos, neste caso o meu. Não devemos carregar no link, pois não tem nada a ver com o Facebook, mas sim é um URL contendo malware, mais precisamente um "Trojan Horse" (Cavalo de Tróia). Depois de infectados, é uma questão de pouco tempo até perdermos o acesso ao messenger e a todos os nossos contactos, email, etc.

Como em tudo na vida senão queremos problemas temos de os evitar e neste caso basta bloquear e informar o contacto que ele está infectado. Nunca carregar nos links da mensagem. Em caso de infecção, a mesma terá de ser removida, não será simples e em casos extremos pode-se perder todos os dados do disco rígido.

Aproveito para avisar que esses websites ou softwares que "dizem" que podem saber quem nos bloqueou ou quem nos eliminou, não são em geral seguros e os resultados são muito duvidosos. Tanto quanto sei, não é possível saber remotamente quem nos eliminou ou quem nos bloqueou no messenger, mesmo recorrendo a vários métodos que se podem encontrar pela internet. Esses sites ou programas guardam os vossos dados, apesar de dizerem que não o fazem.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS