WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PC não arranca...

Liga-se o PC e aparecem as habituais mensagens do POST (Power On Self Test - Sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS), o Windows XP começa a iniciar-se, mas de repente e durante uma fracção de segundos, aparece um ecrã azul com texto e o PC volta a iniciar-se e após isso aparece textos semelhantes à imagem seguinte:Em alguns casos resolve-se usando a opção "Last Known Good Configuration" (Ultima configuração funcional), mas na maioria dos casos é mesmo necessário reinstalar o Sistema Operativo, neste caso o Windows XP, porque se trata de corrupção de dados.

Antes da reinstalação é necessário guardar os documentos e dados importantes. Nem sempre é possível, pois depende do nível de corrupção. O caso mais recente que encontrei, no inicio parecia evidente que era necessário a aquisição de um disco novo, tudo indicava que o problema se devia a falha do próprio disco, não era possível aceder aos dados e os softwares de recuperação davam erros constantes. Após ter corrido vários softwares dedicados à reconstrução e revitalização dos sectores do Disco Rígido, foi possível, após muitas horas, formatar o mesmo e instalar normalmente o Windows XP. Infelizmente os dados anteriores perderam-se, mas de facto não foi necessária a substituição do disco.

Não sei exactamente o que causou isto, mas teria sido muito mais fácil e rápido substituir o disco, no entanto teria mais custos para o proprietário. A substituição de uma peça de hardware é sempre o ultimo recurso!

É sensato fazer backups regularmente.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS