WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pilha de Sistema e Substituição de Componentes

Pilha de sistema. Esta pilha mantém os dados do BIOS, tais como a data e a hora.

Este caso foi uma novidade. O PC não ligava, o seu proprietário descobriu que se fizesse pressão com um dedo na pilha do sistema, o PC ligava-se.

Foi me solicitada a resolução do problema. A pilha tinha sido trocada, mas continuava na mesma. Com um multímetro medi a tensão da pilha e verifiquei que estava gasta. Substitui por outra e este problema ficou resolvido. As pilhas, a original e a que a substituiu, estavam ambas gastas. O PC ligou e arrancou normalmente, apenas foi necessária a reconfiguração do BIOS.

No entanto aproveitando que o PC estava em meu poder, decidi actualizar e "limpar" o sistema operativo. Mal foi ligado à rede, "crachou". Reiniciei e voltei a tentar e "crachou" novamente. Problema: Placa de rede avariada. Substitui e ficou resolvido. Mas após todas as actualizações e limpeza geral, estava demasiado lento a nível gráfico. Fui ás minhas peças suplentes e tinha lá uma placa gráfica a mais, uma Geforce 4 MX. Troquei pela S3 Savage 4 que estava instalada e o PC ficou com muito melhor desempenho a nível gráfico.

Os componentes substituidos: Placa de Rede, Placa Gráfica e Pilha.

Este PC já é antigo, trata-se de um P4 2.2, mas com uma actualização ao Windows XP e com uma placa gráfica melhor, melhorou bastante o seu desempenho geral e assim continuará, de forma mais eficiente, o seu trabalho como computador de Backups.

Desfragmentação do Disco.

BIOS - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O BIOS é um programa de pré-gravado em memória permanente (firmware), que é executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar o carregamento do sistema operativo.

2 comentários:

joaopiloto disse...

Caro amigo será possivel quie um portátil não ligue devido á bateria da bios que esteja sem carga??

Paulo Henriques disse...

O facto de não ter carga na bateria, não é motivo para não arrancar. A partir do momento em que o PC está ligado à energia, liga também o BIOS, mesmo desconfigurado, liga.

Curiosamente este PC aqui do post não ligava, mas fazendo pressão na pilha, ligava. Foi a única situação que vi assim até hoje. No seu caso pode eventualmente ser outro problema...

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS