WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Manter o PC em boas condições:

Não é necessário nada de especial ou conhecimentos extraordinários para manter um PC em bom estado e fluido, independentemente do Sistema Operativo. Vejamos:
  1. Possuir um Anti Virus actualizado
  2. Desfragmentar o disco regularmente (uma vez por mês mínimo, 2 no máximo)
  3. Não atulhar o Ambiente de Trabalho de Icons desnecessários ou raramente usados (os programas estão também no iniciar)
  4. Manter o Sistema Operativo actualizado
  5. Desinstalar os programas que não são necessários
  6. Muitos programas iniciam-se automaticamente e não são necessários. Devem ser eliminados para evitar perca de desempenho
Estes são os mínimos procedimentos para manter um Windows em bom estado. Claro que há muitos mais, mas estes são simples e fazem sempre a diferença.

A isto pode se adicionar alguns programas de optimização. O meu favorito é o Ccleaner (Crap Cleaner). É um software muito simples, é gratuito e resolve muitos problemas automaticamente. Basta instalar e executar regularmente, tipo de 15 em 15 dias. Não é necessário mais.

Instalação e execução:Após executar, basta fazer seguinte, escolher a linguagem e a pasta de destino


Desmarcar as opções conforme imagem (são desnecessárias) e deixar as restantes

Após a instalação este é o aspecto do Ccleaner. Basta modificar as opções ou deixar e carregar em "Analisar"

Após a "Análise" o programa fica a aguardar intervenção do utilizador. Repare que eu desliguei 3 opções (lado esquerdo) Cookies, Historial e Endereços recentemente introduzidos. Fiz isso porque não quero estar sempre a reintroduzir endereços no Browser, quero que mantenha os Cookies para manter sessões activas (e não só) e quero manter o Historial para voltar rapidamente aos endereços que visitei, as restantes opções devem ficar activas. De seguida basta carregar em "Correr Cleaner". Aparecerá uma janela de aviso a dizer que "este processo vai apagar permanentemente os ficheiros do seu sistema. De certeza que deseja continuar? Basta carregar em OK. Todos os ficheiros eliminados, libertando espaço no disco.

Após a remoção, pode voltar a fazer nova Analise e seguir o mesmo procedimento ou ir para a parte de Registo (botão do lado esquerdo)


Nesta área basta carregar no botão "Procurar erros"

Depois carregar em "Consertar erros". O programa pergunta se deseja efectuar mudanças no registo. Carregue em "Não" e de seguida em "Corrigir todos os erros seleccionados" e após confirmação. "Fechar". Pode repita este procedimento algumas vezes até não existirem erros ou continuarem apenas dois ou três e sempre os mesmos. Após tudo isto feche o programa e execute-o regularmente.

O Ccleaner tem outras opções, algumas avançadas. Mas estas são as básicas e são suficientes na maioria dos casos.

Download Ccleaner (Windows XP, Vista, Windows 7: Página de Download (download latest version)

Página do Ccleaner: http://www.piriform.com/ccleaner

1 comentários:

Sistema de trabalho em casa disse...

o cleaner realmente funciona obrigado pela dica

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS