WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Windows Live Writer 2011

“Com o Windows Live Writer, é fácil para qualquer pessoa contar histórias como se fosse um bloguista profissional. Pode criar lindíssimas mensagens no blogue e ver o aspecto que terão online antes de as publicar no seu blogue. Além disso, pode publicar o seu blogue em qualquer um dos seus fornecedores de serviços de blogue favoritos, como o WordPress, Blogger, LiveJournal, entre outros.”
ote: http://explore.live.com/windows-live-writer?os=other
O Windows Live Writer  é a ferramenta criada pela a Microsoft, destinada a facilitar o trabalho de quem possui blogs. Possui todos os recursos para gerir várias contas de blog num único local, sem necessáriamente aceder aos websites destes serviços. Eu quando instalava o Windows Live, nunca instalava esta aplicação, até descobrir que era um editor de Blogs que podia me facilitar muito a vida. Pensava que era um editor de texto.

Esta aplicação faz parte do pacote do Windows Live, que inclui entre outros programas o Windows Live Messenger (MSN) 2010.

Certamente os utilizadores de Blogs irão adorar este programa. Mesmo aqueles novos não sentirão dificuldade, pois na primeira vez que ele for iniciado, o utilizador tem todas as ajudas para criar uma nova conta ou importar a existente, caso já a tenha. Ele é compatível com praticamente todos os serviços de blogs, como o Blogger e o Wordpress, por exemplo.

O programa funciona basicamente como um simples editor de texto. Pode escrever, modificar cor e tipo de fonte, inserir vídeos, imagens, tabelas, além de verificar erros ortográficos. Possui função de pré-visualização e possibilidade de alterar o Código Fonte.

Configuração do Blog no Writer:
(Click nas imagens para ver em grande)

1 - Abrir as Opções e escolher "Adicionar"

2 - Escolher o Serviço. (O Blogger não está incluído nas pré definições, como tal, neste caso deverá ser escolhido "Outros serviços" e carregar em "Seguinte"

3 - Colocar os seus dados e carregar em "Seguinte"

4 - Aguardar que o programa configure a conta e faça a importação dos dados e se tudo tiver correcto, aparecerá esta janela, na qual deverá carregar em "Concluir"

Após este procedimento, irá para o editor, própriamente dito. No editor pode criar as suas mensagens, visualizar e a qualquer momento enviar a mensagem para o Blog. Opcionalmente pode copiar todo o código ou mesmo a edição e colar no próprio editor de mensagens do próprio Blog (neste caso, o Blogger).

O programa é tão funcional, que carrega as próprias imagens para o seu espaço, neste caso, o album picassa. Caso prefira copiar o código ou a edição, as imagens terão que ser transferidas pelo Picassa ou pelo editor do Blog e terá que as actualizar usando os seus links directos, ou carregando-as e metendo-as, como habitualmente, no local correcto.

Também pode ser utilizado para criações várias, como por exemplo, se quiser adicionar algo à barra lateral de um Blog, por exemplo, um texto personalizado, um menu, links, uma imagem, etc, pode criar no Writer, tirando partido das ferramentas disponíveis, copiar o código fonte, ou a edição e inserir online num "Elemento" de página na opção de "Design" do Blog.

O Editor

Previsão

O Código Fonte

Download do Windows Live Writer 2011: http://explore.live.com/windows-live-writer?os=other
Grátis - Sistema operativo: versão de 32 ou 64 bits do Windows 7 ou Windows Vista com Service Pack 2 e a Actualização de Plataforma para Windows Vista ou Windows Server 2008 R2, ou Windows Server 2008 com Service Pack 2 e a Actualização de Plataforma para Windows Server 2008.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vou solicitar uma ajudinha então!

Quando tento instalá-lo surge uma mensagem de erro assim: "...não é um aplicativo win32 válido".

Poderia me ajudar a resolver esta encrenca?

Win XP Service Pack 3
Não uso MSN!

Grato,
Pixxel

Anónimo disse...

Caso não possa ser usado no XP service Pack 3,

Há alguma alternativa? Ou seja, uma dica de um outro programa similar que sirva para o XP?

Obrigado desde já!

Pixxel

Paulo Henriques disse...

Olá Pixxel.
Então é assim. Relativamente à mensagem "não é um aplicativo win32 válido", isso tem a ver com o facto de esta versão do Windows Live Writer não funcionar no Windows XP.

Quanto a alternativas, a melhor que experimentei é o "Zoundry". É também gratuito e um pouco similar ao Writer, apesar de me parecer menos poderoso e menos intuitivo. Mas é um bom programa. Espero que sirva para o que pretende.

Website: http://www.zoundry.com/
Download: http://www.zoundryraven.com/download/zRaven-1.0.375.exe

Cumprimentos
Paulo

Anónimo disse...

Caro Paulo,

Muito obrigado pela prestação (e tão rápida!) em atender-me.

Já estou baixando o programa de sua dica e vou testar sim.

Estou adquirindo um Lap-Top e estou poupando recursos (econômicos) para esta nova aquisição, no qual irei usar o Seven... Quando então poderei testar a sua dica original.

Mais uma vez OBRIGADO!

Pixxel

Paulo Henriques disse...

De nada. Manda sempre. Boa sorte. O Windos 7 é de facto superior ao XP. Quem puder que mude, vale mesmo a pena.

Abraço
Paulo

Tita sousa disse...

Caro Paulo,

Estou com uma dificuldade em usar o WLW.

Coloquei algumas imagens no blog, gravei em rascunho. No dia seguinte voltei a abrir e as imagens aparecem com um "X" no canto, ou seja, como se a imagem não fosse carregado.

O que sugere que será o problema?

Abraço e parabéns pelo Blog.

Paulo Henriques disse...

Olá Tita,

Não entendo o que possa ter acontecido, mas se criou tudo no WLW e depois simplesmente copiou o código para o blog, o mais certo é que não tenha carregado as imagens, dai elas não aparecerem. O melhor é editar a mensagem e inserir as imagens directamente no campo da edição, ou em alternativa ir ao album web picassa e copiar o endereço da imagem respectiva e depois colocar certo no código. Eu faço sempre a primeira opção.

De facto este programa ajuda na composição, mas eu prefiro colocar posteriormente as imagens no próprio editor do blogger.

Abraço e obrigado

Tita sousa disse...

Olá Paulo,

Obrigado. Acho que vou optar por colocar as fotos no blogger, após formatar no WLW.

Abraço

Paulo Henriques disse...

É isso mesmo Tita. É de facto a melhor opção, pois pelo que tenho percebido do WLW, é apenas util para formatações especiais, tipo tabelas, mesmo assim, depois de copiar para o blogger, por vezes a formatação estraga-se. É preciso algum treino para conseguir arrumar tudo como deve ser.
Abraço

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS