WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

7-Zip - Compactar e Arquivar Ficheiros e Pastas


Tenho verificado que varios PC's, tem instalado o Winzip ou e/ou o Winrar, para o seus utilizadores poderem trabalhar com arquivos compactados, nomeadamente com os formatos ZIP e RAR (os mais comuns).

Esses programas são comerciais, ou seja, para os poder utilizar, tem de pagar, estando instalados e a serem usados, estão ilegais. O Windows XP, Vista e 7, já possuem suporte nativo para alguns formatos, mas são muito pouco práticos e sem opções significativas.

O ideal é possuir um programa arquivador. Mas não é necessário possuir um ou esses dois programas a pagar, basta um e gratuito: O 7-Zip. O 7-Zip é um programa arquivador ou compactador de ficheiros, open source, com suporte para quase todos os formatos (alguns limitados) e possui o seu próprio formato, que é bastante bom, o "7z". É um programa muito versátil, leve, simples e eficaz, tal como eu gosto e pode até ser utilizado por Empresas.

O 7-Zip (Clique para aumentar)
A sua instalação permite, entre outras opções, a sua utilização no menu de contexto, ou seja, uma entrada própria no menu que aparece usando o botão direito do rato. É muito prático para seleccionar vários ficheiros ou pastas e usar o botão direito e mandar directamente para compactação. Ver imagem a seguir:

Adicionar de ficheiros previamente seleccionados ao 7-Zip (Clique para aumentar)
Na janela que aparece a seguir pode escolher o formato pretendido. O formato que escolher será reutilizado da próxima vez que for efectuado o mesmo procedimento. Neste caso é utilizei o formato "ZIP".

(Clique para aumentar)
Após o processo estar concluído, será criado um aquivo com o nome da pasta onde o mesmo foi criado. A partir dai podemos fazer com ele o que desejarmos.

Por defeito o 7-Zip, após instalado, não assume os formatos de arquivos, como tal, basta ir às opções e seleccionar todos os formatos, ou apenas os que nos interessam e fazer OK. (ver imagem a seguir)


Se quiser abrir um arquivo compactado, basta fazer duplo click no mesmo. Por exemplo se o receber por email. O programa depois de associado, abre e pode usar o arrastar e largar e o arquivo será automaticamente descompactado para o local desejado.

7-ZIP - Windows (todas as versões: 32/64 Bits):
7-zip Home: http://www.7-zip.org/

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Paulo,

Desde que o ouvi comentar sobre este sistema compactador/descompactador de arquivos (7.zip) que eu estou trabalhando com ele. Já fazem um bocado de meses; para ser exato, desde: Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011 - risos.

Mas, a bem (e apenas, a bem) da boa informação trago algumas.

Longe de mim DIFAMAR o produto que cumpre com sua função!!!!

Mas descobri, por experiência própria, algumas outras questões correlacionadas.

Vou direto às suas vitais características (7zip):

A Boa: É, REALMENTE, TOTALMENTE GRATUITO!
A Má: Ele trabalha MUITÍSSIMAMENTE MAIS LENTO que o WinRar.

+/+/+/+

Eu sou um "fanático" usuário de um simulador chamado: SILENT HUNTER, que simula submarinos da II grande guerra. E baixo muitos MODs para este simulador na Internet.

Ocorre que observei que (praticamente) a totalidade dos grandes Mods deste simulador; por diversos sítios na internet, de todo o mundo, estão em WINRAR e não em 7Zip ("SEVENZIP").

Observado isto, pensei que tal fato se devesse a mero costume dos programadores e criadores de mods. Mas não! Resolvi, então, descompactar alguns Mods e REcompactá-los com o 7ZIp e descobri a diferença.

O "motor" de compactação/descompactação PERDE (E FEIO) para todas as MESMAS tarefas realizadas pelo Winrar, no quesito tempo, NO MESMO ARQUIVO (lógico) e no MESMO COMPUTADOR (lógico, outra vez - risos).

Conclusão: Quem vai trabalhar com compactação cotidiana em um escritório, TALVEZ, não sinta tanta a FORÇA do Winrar ao fazê-lo em textos e planilhas.

Mas quem "TRABALHAR" (com ou sem aspas - risos) com arquivos como Mods, músicas, vídeo etc. vai acabar percebendo a potência de um Winrar e a consequente economia de tempo!!!!

Moral da história:
Resolvi ficar com os dois...
Mas uso mesmo "quando o bicho pega" o Winrar!

Abraços,
Deste outro lado do Oceano
Pixel

Paulo Henriques disse...

Concordo Pixel. Mas já me habituei a ele... É uma boa opção e gratuito.

Abraços

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS