WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Multifunções Avariada - Canon Pixma MP150

Ligava-se e ficava bem. Passado um tempo dava erro no painel.

Esta Multinfunções Canon Pixma MP150, dava erro cada vez que se tentava imprimir ou digitalizar. É uma excelente máquina e seria pena se tivesse que ser substituída, a maior parte das vezes os custos de reparação são demasiado elevados.

No Windows dava "Erro de Serviço 5100". Uma rápida busca pela Internet e encontrei várias pessoas que descreviam exactamente o mesmo problema e pediam ajuda. Percebi tratar-se de um problema relacionado com o sistema mecânico de deslocação das cabeças de impressão. Esse problema ocorre, quando a cabeça de impressão que aloja os tinteiros, não consegue posicionar-se ou sincronizar-se devidamente. Pode ser uma mola solta, falta de lubrificação ou eventualmente algo mais grave.

Neste caso após abrir a multifunções, reparei imediatamente que estava um bocado de papel no lado direito que impedia que as cabeças se deslocassem livremente para a sua direita, evitando o parqueamento sob o sistema de limpeza dos tinteiros.

Pedaço de papel preso.

Infelizmente, após ter retirado o pedaço de papel, o erro mantinha-se. Decidi então lubrificar o carril que serve de apoio à deslocação das cabeças, limpei e também lubrifiquei o sistema de limpeza dos tinteiros ou tanque de resíduos de tintas. Essa é a peça de plástico branca e suja de tinta, que se encontra do lado direito. Tem como propósito a limpeza dos tinteiros e guardar os resíduos de tinta. Ver nas fotos.

Tanque de limpeza dos tinteiros. Sujo e colado.

Resultado: Resolvido!

Era apenas o tanque de resíduos de tintas que estava muito sujo e como tal colou, impedindo o correcto funcionamento do sistema de deslocação das cabeças. A limpeza e a lubrificação resolveram o problema.

5 comentários:

Unknown disse...

o que fazer quando aparece a mensagem que o tanque de residuos está quase cheio? onde localizo esse tanque?

Paulo Henriques disse...

Sim é normalmente necessário desmontar a Impressora para ter acesso ao tanque de resíduos. Depois basta limpar com um produto abrasivo, tipo álcool.

mjc disse...

Olá, sou leiga nas informáticas mas a minha impressora tb está a dar erro desde que tirei o tinteiro preto para o substituir. Ainda não coloquei o novo e queria digitalizar mas dá erro. Pode me esclarecer, PF ? obrigada. Mª João Csatro

Unknown disse...

Ola, minha impressora mp150 esta dando erro 5 e ja fiz reset e nada. poderia ser aquela peça de encaixe do cartucho que esta com defeito? Notei que esta meio amassado!!!
Obrigada!!!!

Paulo Henriques disse...

Não sei. Tente procurar o erro no Google.

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS