WINDOWS | VIRUS | SOFTWARE | HARDWARE | BLOGGER

PERGUNTAS, RESPOSTAS, MITOS E FACTOS:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PC desliga-se segundos, após ter sido ligado


Já tinha publicado aqui em Julho de 2010, um artigo sobre a sujidade num PC: http://parhinfo.blogspot.com/2010/07/sujidade-num-pc.html

Este é mais um exemplo de como a sujidade pode causar problemas. Este PC desligava-se alguns segundos após ter sido ligado. A minha experiência disse-me logo: Isto é um problema de temperatura. E era isso mesmo. Como pode ver nas fotos, o dissipador do CPU estava obstruído por poeiras e isso impedia a sua função: A dissipação do calor. Como tal, uma simples limpeza resolveu o problema. Aproveitei e fiz uma limpeza geral, nomeadamente na fonte de alimentação (ver imagem a seguir)


Os PC's possuem um controlo térmico, ou seja; se os limites de temperatura forem atingidos, o PC desliga-se. Isso impede o sobreaquecimento e que os componentes fiquem danificados.

12 comentários:

Deleite disse...

eu tenho um portatil que quando estou ligado a net portatil vai abaixo deixando me o ecra azul e um monte de letras.
explicando melhor, não vai mal ligo a net, não, demorar alguns minutos na maioria das vezes aguenta-se uma hora hora e meia a navegar na net e depois la vai ele todo azul abaixo.
disseram me que poderia ser falta de limpesa, mas eu não sei abrir esta maquina apesar de já o ter tentado.
Podes me enviar algumas dicas??

Paulo Henriques disse...

Boas, é assim. Se deverás dar me mais pormenores. Por exemplo, ele vai se abaixo só quando está ligado à net? Ou vai-se abaixo ao fim de um certo tempo após ter sido ligado? Atenção que um ecrã azul com um monte de letras é uma coisa que ajuda a identificar o problema. Isso pode ser muita coisa, mas o mais certo é teres algum tipo de malware ou o próprio Windows corrompido. Quando é necessária a limpeza, o que acontece é que o PC desliga-se ao fim de uns minutos ou segundos, sem qualquer motivo, e nunca dá ecrã azul. São coisas distintas, dá me mais pormenores, podes usar o meu email.

Abraço

Paulo Henriques disse...

Li melhor a tua mensagem e percebi que nada tem a ver com limpeza. É outro problema mesmo, provavelmente algum malware ou até erros no disco. Podes verificar a existência de erros no disco indo ao meu computador, disco C, botão direito propriedades, e verificar erros. Mete os vistos nas opções e ok. Reinicia o PC e ele deverá antes de arrancar o Windows dar uma mensagem que vai verificar por erros no disco, deixa o fazer até ao fim (pode demorar muito tempo). Se o problema continuar, é daqueles casos que só vendo mesmo... Pode ser algum problema de memória ou outro, as opções são muitas mesmo.

Lilaz disse...

Boa noite, queria por uma questao.. tenho um portatil packard bell e no entanto hoje ao ligar-lhe ele ia fazer actualizaoes ou seja estava a verificar o disco C em 3 fases quando chega a 2 em 47 % concluido desligou-se tentei ligar novamente mas nao liga simplesmente o que podera ser?, precisavaa de ajuda estou mesmo a desesperar atenciosamente se nao for incomodo e se me puder ajudar ficaria agradecida de todo.

Paulo Henriques disse...

Olá Lilaz, obrigado pelo questão.

É assim, o facto de ele não voltar a ligar, pode ser devido a "n" coisas. Mas é necessário verificar o habitual: A energia chega ao PC? Acende as luzes? Ou não dá absolutamente nada? Já vi situações em que após a verificação de uma avaria, ele não volta a arrancar o Windows, mas nunca vi o não ligar mesmo, não dar nada, ou seja, em principio não tem nada a ver com a verificação do disco, pode ter sido outro problema qualquer e é como eu costumo dizer: "Só vendo"... Procure um técnico ou serviço especializado.

Cumprimentos e boa sorte

DiegoBarbosa disse...

Olá!!
Cara, meu PC tá desligando sozinho, assim que começa a carregar o SO.
Já testei outros HD, já tirei os periféricos, já troquei a fonte, já troquei as memórias, temperatura creio q não seja, pois está normal, já passei pasta térmica no processador.
Uma coisa estranha que acontece é que quando eu fico com ele ligado um tempo na Bios, uns 10 minutos, e tento iniciar, ele vai de boa. Só que depois que reinicia a mesma coisa, não liga.
Alguma idéia do que possa ser??
Valeu!!

Paulo Henriques disse...

Olá Diego,
Obrigado pela questão.

É assim, só testando componentes. Mas se você trocou tudo, só resta mesmo o motherboard. Verifique se existem condensadores "gordos" Se pelo menos 1 estiver assim, é muito provável que seja isso. Já vi isso acontecer por culpa do motherboard. Verifique os condensadores (são cilindros que existem por vários pontos do motherboard) Se 1 ou mais estiver com a parte de cima arredondada, poderá dar origem a esse comportamento anormal do PC.

Abraço e boa sorte

Daniela disse...

o meu PC portátil desligou-se e não voltou mais a ligar, nem dá sinal do carregador.
Podem me dar uma ajuda, por favor.

Maria disse...

Bom dia
Tenho um portátil toshiba que se desliga passado algum tempo de estar a funcionar, já comprei uma base porque podia ser sobreaquecimento, ajudou mas não resolveu o assunto. Noto mais quando me ligo à Net, se estiver a trabalhar offline não acontece tanto.
Obrigada
Maria

Paulo Henriques disse...

Viva,
A todos os que fazem perguntas, relativamente a este post ou relacionado, devem saber que não se pode encontrar soluções sem ver a máquina. Este post apenas refere uma possibilidade ou uma eventual causa para o PC se desligar. Em qualquer caso deverá sempre ser visto e confirmado por uma pessoa competente.

TPI -Tudo Para Informática disse...

Bom dia...!!!
Estou com PC aqui que ao estava funcionando bem e do nada se desligou sózinho.Ao carregar no botão do Power ele liga mas nada aparece na tela e não dá qualquer bipe.O ventilador do processador e tudo mais funciona as fica ligado só uns 10 segundos e apagar total.Não entra tela de Bios enm nada...que poderá ser meu amigo ?
Desde já fico agradecido se o amigo me poder ajudar com alguma ideia...!!!

Atenciosamente

Luis Pinto

Blog Radio Web disse...

O meu computador desliga em menos de 5 segundos após pressionar o botão power o que pode ser isso?

Enviar um comentário

 
 
O meu outro Blog:

Email | Serviços | RSS | Comentários RSS